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O WhatsApp vem revolucionando a forma de como empresas interagem com seus clientes e isso não é segredo para ninguém a esse ponto. Através de sua vertente voltada para empresas, o WhatsApp Business API, é possível desfrutar de uma variedade de funções que evoluem o atendimento ao cliente, como explicamos aqui, e a ferramente recentemente recebeu ainda uma nova adição: botões de resposta, e é sobre isso que falaremos neste artigo.

Essa inovação já era uma das features mais aguardadas por usuários e empresas, pois assim o WhatsApp possibilita com maior facilidade as respostas de usuários através de botões de resposta rápida (quick-replies). Em adição, esses menus diminuem drasticamente possíveis erros de digitação, já que as respostas podem ser realizadas através de um simples toque na tela.

Usuários visualizam essas mensagens através das notificações de seus smartphones ou tablets, com tipos de botões podendo ser divididos em dois tipos:

1) Call-to-Action

Este tipo de botão é enviado é enviado juntamente aos modelos de mensagens utilizados normalmente fora da janela de conversa de 24hs, visando aumentar a taxa de envolvimento de usuários com notificações. Assim, é possível utilizar um dos seguintes formatos:

“Visite nosso site”

botões do whatsapp

“Entre em contato”

botões do whatsapp

2) Quick-Reply

Este tipo permite que empresas utilizem até três botões de resposta rápida para o fluxo de seus contatos inteligentes, melhorando a qualidade de interações e reduzindo erros ortográficos.

botões do whatsapp

Para que empresas utilizem esses botões, é exigido que o façam através do Modelo de Mensagens, o que significa que precisam ser submetidos à aprovação da conta de WhatsApp Business API. Este cadastro pode parecer simples, mas é necessário que a empresa siga as diretrizes do Facebook para evitar a reprovação de seus modelos. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse business.facebook.com e faça login como uma conta administrativa do WhatsApp Business;
  2. Dentro do Business Manager, clique em Settings no canto superior direito;
  3. No menu lateral esquerdo, dentro de Account, clique em WhatsApp Accounts;
  4. Procure a WABA (WhatsApp Business Account) em que deseja enviar os templates, clique em Setting e depois em WhatsApp Manager;
  5. No menu à esquerda, clique em Message Templates. Depois, clique em Create Message Template no canto superior direitos;
  6. Preencha a categoria em que o template estará inserido, o nome que gostaria de dar ao template e a língua em que ele será escrito. Após preencher essas três informações, clique em Continue no canto superior direito;
  7. Na parte inferior central, clique na opção Buttons para cadastrar um botão;
  8. Cadastre o seu template, perceba que na lateral direita haverá uma prévia de como este modelo aparecerá para seus usuários. Estando tudo como deseja, clique em Submit.

Feito tudo isso, é só esperar pela análise e aprovação ou reprovação do WhatsApp sobre o seu modelo cadastrado. Somente após a aprovação é que será possível utilizar seu modelo para notificações dentro do seu fluxo.

Gostou da novidade mas sua empresa ainda não possui acesso ao WhatsApp Business API? Bom, é para isso que o heppy existe — ajudar a formar uma ponte entre o seu negócio e a plataforma de mensagens instantâneas que mais cresce no mercado.

Nós já explicamos aqui os benefícios de ter atendimento automatizado a cliente e aqui sobre a filosofia de Customer Centric que visa colocar o seu cliente em primeiro lugar nas suas estratégias de negócio com o intuito de gerar engajamento, lealdade e defensores da marca. Não fique de fora dessa evolução, supere a concorrência e conheça nossos planos de alto custo-benefício, principalmente para empresas de porte pequeno, entrando em contato através do formulário abaixo:

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