Não é segredo que hoje o mercado está cada vez mais competitivo. Em especial, quando falamos sobre empresas que colocam seus clientes no centro de suas decisões, a situação se torna ainda mais complexa.
Com o surgimento desses empresas que colocam o consumidor no centro, deu-se origem à metodologia conhecida como Customer Centric, sobre a qual falaremos neste artigo.
Por quê agradar seus clientes
De forma geral, todos se preocupam com a satisfação do cliente, mas poucos realmente entendem exatamente o que deve ser feito para que esse cliente fique completamente satisfeito e se torne leal à marca.
Só depois da revolução industrial e do exorbitante crescimento de variedade de um mesmo produto, ainda mais após a era digital, que pudemos entender que tudo se resumia em uma única coisa: experiência.
Entretanto, mesmo tendo isso em mente, ainda é necessário compreender verdadeiramente essa experiência do cliente, e isso só se torna possível quando o consumidor está no centro da organização. Para isso acontecer, é necessário que a empresa desenvolve uma forte cultura que leva em consideração o ponto de vista do cliente em qualquer tomada de decisão, desde o setor de recursos humanos, do marketing até o departamento pessoal.
Customer Centric como Cultura Corporativa
Mais do que uma simples prática ou estratégia, o customer centric representa uma cultura corporativa, comprometendo todos os setores de uma empresa a obter e coletar insights com o intuito de sempre melhorar através do foco em usuários e clientes.
Essa cultura implica no desenvolvimento de processos e produtos capazes adaptáveis de acordo com as necessidades de cada consumidor, tornando-os membros significativos da evolução empresarial.
Assumindo essa perspectiva, empresas centradas em clientes podem entregar produtos repletos de valor e, logo, extremamente desejáveis. Com a geração dessa cadeia de produtos e serviços valorosos, a experiência se completa e o cliente entra em um clico de reengajamento, sempre podendo encantar novos clientes.
Donos de empresas com muitos anos no mercado podem pensar que é muito difícil se tornar customer centric. Na realidade, essas mudanças podem ser implementadas aos poucos!
Mudar a mentalidade da sua empresa para focar totalmente no cliente refletirá em sua marca se relacionando de forma mais profunda com seus clientes. Isso pode ser alcançado através de uma forma de comunicação mais empática e satisfatória, como o atendimento via WhatsApp Business API, que pode ser auxiliada pelo uso de chatbots.
Entretanto, é importante saber a forma correta de fazer isso. Clique aqui para entender melhor por quê grupos de WhatsApp, por exemplo, não é uma forma recomendada de se aproximar do seu cliente. Adicionalmente, saiba mais detalhes sobre o WhatsApp Business API, a poderosa ferramente de atendimento automatizado a clientes para empresas, aqui.
Adotar o caminho de customer centric, certamente, não é tão simples, mas é sem dúvidas a maneia mais segura e eficiente de vender produtos e serviços e sobreviver num mercado tão competitivo. O seu negócio só irá se beneficiar se começar a colocar essa cultua em prática e ter o WhatsApp Business API em mãos certamente ajudará para esse objetivo, o que o heppy facilita sua empresa a ter acesso — basta preencher o formulário abaixo e em breve um de nossos agentes entrará em contato!