Você tem o costume de enviar várias notificações para seus clientes através do WhatsApp Business? Sendo assim, o conteúdo deste artigo será perfeito para você! Mas afinal, qual a importância desse conceito e o que é uma notificação? Simplesmente, é assim que o WhatsApp chama o envio de uma mensagem ativa através de sua vertente empresarial, Business API.
É claro, todas as empresas precisam comunicar seus serviços e produtos com não apenas os clientes em sua base, mas também usuários que podem vir a se tornar novos clientes. Essa necessidade gera cada vez mais soluções alternativas no mercado e acabam possibilitando esses envios com valores super acessíveis. Entretanto, essa formas não são oficiais e nem aprovadas pelo WhatsApp.
Para não se tornar uma ferramenta de spam, o WhatsApp hoje toma muito cuidado e acompanha de perto tudo que acontece em sua plataforma. Por isso, a lista de transmissão na versão Business só pode ser criada para algumas pessoas e não para uma lista de contatos inteira.
Na versão oficial do WhatsApp para empresa, o WhatsApp Business API, tudo isso acontece com 100% de controle e acompanhamento por parte do próprio WhatsApp. Isso é feito através da aprovação de templates, ou seja, todo o conteúdo que você a sua empresa querem enviar ativamente para seus clientes será controlado e fiscalizado pelo WhatsApp para que possa ocorrer a aprovação e o envio prosseguir normalmente para os contatos.
Quais notificações o WhatsApp Business API permite?
Abaixo, temos alguns exemplo de conteúdo que pode ser enviado tranquilamente através do WhatsApp Business API, e também algumas que não são recomendas e mais do que provavelmente serão removidas pelo próprio WhatsApp. Procure sempre manter em mente essas regras.
Tipos de notificações permitidas:
- Conteúdo informativo;
- Andamento de pedidos ou serviços;
- Boas vindas ou agradecimentos;
- Pesquisas de satisfação;
- Confirmação e orientação de algo realizado pelo cliente.
Tipos de notificações NÃO permitidas:
- Envio de promoções;
- Envio de cupons de desconto;
- Mensagens totalmente frias;
- Cobranças;
- Propagação de conteúdos falsos (fake news);
- Vendas;
- Conteúdo político.
Lembre-se que a pessoa do outro lado da tela do celular é um ser humano e, sendo assim, precisa ter suas emoções levadas em consideração e de ser cativada. Se colocando no lugar dela, pense se você apreciaria receber mensagens de spam. A resposta provavelmente será “não” com a maioria.
Além disso, também é importante considerar se realmente faz sentido seus remetentes receberem uma mensagem específico. Isto é, se é realmente o público certo.
Entendeu as dicas? Tem mais dúvidas sobre o WhatsApp Business API ou quer simplesmente descobrir como conseguir acesso a essa poderosa e restrita ferramente criada para empresas com alto fluxo de mensagens? Para a sua sorte, nós do heppy existimos justamente para facilitar esse processo e evitar que o seu negócio seja recusado pelo WhatsApp.
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